Como tratar a cárie do dente?

Tratar a cárie não precisa ser algo dolorido ou complicado. Porém, é fundamental que ela seja diagnosticada em seu estágio inicial. Nem sempre os sintomas da cárie são visíveis ou percebidos pelo paciente. Por isso, a melhor forma de prevenir e evitar as cáries é visitando seu dentista regularmente.

Causada principalmente pela má higiene bucal, a cárie é uma deterioração dos dentes bastante comum. Para que ela não evolua é importante saber o que é e como tratar a cárie.

O que é a cárie?

A cárie é uma deterioração do dente causada pela placa bacteriana. Quando o paciente não possui bons hábitos de higiene bucal, o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes favorece o aumento de bactérias na boca. O consumo de alimentos açucarados também favorece o desenvolvimento da placa bacteriana.

A cárie surge quando essas bactérias acabam corroendo o esmalte do dente. Em seu estágio inicial, nem sempre ela é visível ou mesmo sentida pelo paciente. Porém, quando atinge a polpa do dente, a dor é quase sempre presente.

Dor, hipersensibilidade, escurecimento dos dentes e o surgimento de pequenos orifícios podem ser um sinal de cárie. Mas, para ter certeza e até evitar que a cárie evolua, o ideal é sempre consultar o dentista.

Tipos de cárie

A cárie pode ser de vários tipos. A mais comum é a chamada cárie coronária que se localiza na superfície de mastigação e entre os dentes. Como esses lugares favorecem o acúmulo de restos de alimentos, é natural que a cárie surja nesses locais.

Existe também a chamada cárie radicular que está presente nas raízes dos dentes. Na medida em que envelhecemos, é comum que a gengiva se retraia, e como essas áreas não são cobertas pelo esmalte do dente é possível que surjam cáries.

E existe a cárie incidente que é aquela causada em volta de restaurações ou coroas. Aqui também é comum o acúmulo da placa, favorecendo o surgimento das cáries.

Cuidar da saúde bucal e tratar a cárie

A melhor forma de evitar a cárie é cuidando bem da saúde bucal. Escovar os dentes após as refeições e fazer o uso diário do fio dental são fundamentais. É importante fazer limpezas regulares no consultório. Onde nem sempre a escovação é completa, é feita uma remoção de resíduos dos dentes.

Banho de flúor

Quando identificada em seu estágio inicial, a cárie é facilmente tratada. E quanto mais o dente for afetado, mais complexo costuma ser o tratamento.

Quando existem pequenos orifícios ou pontos de sensibilidade, o dentista irá promover um banho de flúor. O flúor faz com que as bactérias sejam eliminadas.

Obturação

Já quando existem orifícios, é necessário remover toda a parte danificada do dente, o que pode se transformar em um grande buraco! Nesse caso, após remover toda a parte danificada, o dentista irá preencher o furo com resina, porcelana ou algum metal.

Tratamento de canal

Quando a cárie é mais profunda e acaba atingindo a polpa dos dentes, é preciso realizar um tratamento de canal. A polpa é a parte mais profunda dos dentes onde ficam os nervos. E quando a cárie atinge esse estágio o tratamento é bem mais dolorido.

No tratamento de canal, toda a polpa do dente é removida. E o dente é restaurado. Em alguns casos, é necessário sustentar o dente com uma coroa, ou mesmo realizar um implante.

Alimentação e cárie

A alimentação também tem um papel importante na hora de prevenir as cáries. Alimentos ricos em açúcares, como pães, massas, balas, doces e refrigerantes favorecem o aumento da placa bacteriana e também as cáries. Sempre que comer este tipo de alimento, o melhor é escovar os dentes, ou ainda, beber água para normalizar o pH da boca. Quanto mais ácido, mais favorável para a proliferação das bactérias. E beber um gole de água já ajuda, embora a escovação seja sempre o ideal.

Bons hábitos de higiene ainda são a melhor forma para evitar que as cáries surjam e se agravem. Por isso, não deixe de escovar os dentes e usar o fio diariamente.

Agende uma consulta sem compromisso.
Tel. 67 3232-2020 | 3232-4630
What’s app : 67 9.9644-5907
Visite o site da Vitali Odontologia
Curta o Facebook da Vitali Odontologia e fique por dentro das novidades
Estamos na Rua Sete de Setembro, 519 – Corumbá/MS (Veja nossa localização)

Como tratar a cárie do dente?
Rolar para o topo