8 Dúvidas sobre Clareamento Dental

Quem não sonha com um sorriso bonito e branquíssimo? Não é à toa que o clareamento dental é um dos tratamentos mais procurados nos consultórios odontológicos.

1.      Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental?

Infelizmente, nem todo paciente pode fazer o clareamento dental. O tratamento não é indicado para pessoas que possuem hipersensibilidade nos dentes. Pessoas em tratamentos de quimioterapia e radioterapia, gestantes, lactantes e menores de 16 anos também não devem realizar o tratamento.

2.      É possível controlar o grau de clareamento?

Nem sempre. No clareamento de consultório, não é possível ter uma total precisão sobre o grau de clareamento. Já no clareamento caseiro, como as concentrações do gel são menores e o tratamento é mais gradativo, é possível controlar os resultados de forma mais acurada. Mesmo utilizando um determinado gel com um percentual específico de substâncias clareadoras, cada pessoa reage de um jeito.

3.      Os dentes vão ficar mais sensíveis após o clareamento?

É possível de acontecer. Durante o clareamento existe uma quebra microscópica da camada que reveste os dentes. Logo abaixo do esmalte fica a dentina, que é a camada sensível do dente.

Como existe um pequeno desgaste do esmalte no processo de clareamento, a dentina fica mais exposta, gerando um aumento da sensibilidade. Porém, aqui, é importante destacar que o clareamento não afeta a integridade dos dentes. O paciente não fica mais suscetível às cáries, nem os dentes ficam mais frágeis. Em pouco tempo, os minerais presentes na saliva acabam se integrando ao esmalte novamente.

4.      Qual a diferença entre o clareamento caseiro e o clareamento de consultório

Quando o tema é clareamento, essa é uma das perguntas mais frequentes. O clareamento de consultório e o clareamento caseiro tragam resultados excelentes para o paciente. O processo e a quantidade de produtos usados são diferentes.

No caso o clareamento de consultório, o gel clareador conta com uma concentração maior e procedimento é feito utilizando o laser. O resultado nesse caso é imediato, porém o controle sobre o processo é bem impreciso.

Já no clareamento caseiro, o paciente usa um gel com concentrações menores e aplica o produto em uma moldeira que deve ser utilizada por um certo número de horas. O clareamento caseiro tem resultados progressivos.

5.      É possível fazer o clareamento caseiro e de consultório de forma conjugada?

Sim, em muitos casos o paciente utiliza as duas técnicas. O objetivo de mesclar as técnicas é garantir comodidade durante o tratamento e os resultados esperados pelo paciente. Em geral, o paciente começa com o tratamento caseiro e, na medida em que busca mais clareamento, pode usar o tratamento no consultório.

6.      Quais cuidados são necessários após o clareamento?

Quem faz um tratamento de clareamento precisa ter alguns cuidados. É essencial evitar alimentos que contenham muitos corantes. Alimentos como café e chá, devem ser evitados por possuir em suas propriedades ativos que escurecem o dente.

7.      Quanto tempo dura o clareamento dental?

Depende dos cuidados do paciente, especialmente com a alimentação. Quando o paciente evita alimentos capazes de alterar a coloração dos dentes e mantém uma boa higiene bucal, os efeitos do clareamento podem chegar a 3 anos.

8.      Cremes dentais podem ter o mesmo efeito clareador do tratamento?

Não. Os cremes dentais podem retirar manchas superficiais por conta do seu poder abrasivo não promovendo o mesmo efeito clareador. No clareamento ocorre um processo químico em que as moléculas de pigmentos do dente são quebradas em moléculas menores. Essas moléculas facilitam a reflexão da luz, fazendo com que o aspecto do dente seja mais branco.


Agende uma consulta sem compromisso.
Tel. 67 3232-2020 | 3232-4630
What’s app : 67 9.9644-5907
Visite o site da Vitali Odontologia
Curta o Facebook da Vitali Odontologia e fique por dentro das novidades
Estamos na Rua Sete de Setembro, 519 – Corumbá/MS (Veja nossa localização)

8 Dúvidas sobre Clareamento Dental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
WhatsApp chat